Hoje foi mesmo daqueles dias em que precisava de um docito. Todos temos destes dias, não é?
De maneira que nada melhor que pôr uma água ao lume para um chá, ligar o rádio e abrir o velho livro Pantagruel e tirar à sorte...
Hoje foi dia de Savoy. Infelizmente não sei de onde é originário este biscoito.
Para o Savoy precisamos de uma receita de Short-bread e uma receita de massa folhada (podemos sempre optar pela de compra).
Para fazer bolachas Short-bread usamos 200 grs de manteiga sem sal, 100 grs de açúcar e 300 grs de farinha. Mistura se tudo muito bem com as mãos até formar uma massa homogénea. Deixa se no frigorífíco a repousar enquanto tratamos do resto.
Estende-se muito bem a massa folhada numa superfície polvilhada com farinha. Cortam-se círculos iguais e leva-se ao forno pré-aquecido.
Enquanto cozem vamos fazer o mesmo à massa de Short-bread. A massa é esticada (com a ajuda de farinha para não colar) e cortam-se os círculos do mesmo tamanho que os anteriores. Mas ao Short-bread vamos, com a ajuda da tampa de uma garrafa, cortar um outro circulo no meio. Leva-se ao forno até ficarem ligeiramente morenos.
Depois de tudo cozido e depois de esfriar vamos unir o círculo folhado com o círculo de Short-bread com um pedaço de geleia de morango (ou outro à escolha).
Enche-se o buraco do centro com uma colherada de compota também.
Estes bolinhos devem ser comidos no próprio dia porque passado algum tempo amolecem.
Se não tiverem massa folhada à mão, podem sempre fazer bolachas só com o Short-bread e rechear com a compota.
Pode parecer muito complicado, mas garanto vos que não é assim tão dificil. Valem a pena e são relativamente baratos.
Porque um dia não são dias, experimentem! E levem para o trabalho para oferecer aos colegas.
Uma fantástica semana para todos!